builderall





Nova atualização disponível para modelos da Octtane ECU Manager 1.0.0.59 ( Compatibilidade com T1 G3, T1S G3, T2 G1, T2S G1 / T2 G1, T2S G2 / T3SR)


???


Além de deixar o ECU Manager Octtane V2 compatível com o mais novo lançamento da Octtane, a T1 e T1S Geração 3, também trouxemos todas as funções novas e melhorias que desenvolvemos para a linha T1, para a linha já existente.


Acompanhe comigo o que tem de novidades...


Novo Menu


Novo design do menu, deixando o visual mais "dark" e tornando mais fácil encontrar as funções pelo contraste das cores.



Também reordenamos as funções no menus, seguindo uma sequência mais intuitiva. Por exemplo, a primeira etapa, é a configuração do motor, é mais lógico que ela seja a primeira função... o próximo passo é configurar as entradas e saídas? entendeu?!


Auxiliando assim na programação e edição dos mapas. Nossa ideia é que seja cada vez mais fácil e rápido usar sua Octtane.


Geração de Diagrama Elétrico para a T1 G3 e T1S G3


Para quem ainda não sabe, é possível configurar toda sua Octtane no Octtane ECU Manager, no computador, baseado em seu projeto, informando quais sensores e atuadores irá utilizar e em quais fios eles serão conectados.


Após você configurar tudo, é possível gerar um documento com as informações das principais configurações e um diagrama elétrico visual de qual função corresponde a cada fio, facilitando na execução e manutenção do projeto, como na imagem abaixo.


Essa função está disponível para T2 G1, T2S G1 / T2 G2, T2S G2 / T3SR e agora para a Nova T1 G3 e T1S G3.



Corte na desaceleração ( Cut-off )


O Marcelo usa diariamente a Injeção em seu Gol Mili 9, justamente para ter certeza que está tudo impecável?  e percebeu que em altas rotações com o Back-fire acionado, acontecia alguns pops mais estrondosos, ele não achou legal e então implementamos um parâmetro para limitar o acionamento abaixo de (x) RPM. Assim , evita entrar na função em rotações indesejadas.


vou explicar como vai funcionar...


Você tira o pé, a rotação vai descendo, até chegar na rotação que você definiu, no caso no gol do Marcelo é 2700 rpm. Aí entra o pops and Bangs e temporiza, e então se cair abaixo disso ele vai parar. Ou se deu tempo, ele para também.


Dessa forma ele fica sempre uns pops constantes, e quando tá em rotação muito alta, não tem o perigo de dar uns estouros muito graves, sabe? 


Confira na imagem abaixo a adição do campo ?Somente abaixo de x RPM? Para o pops and bangs ser acionado, somente abaixo da rotação desejada. 



Outra mudança, foi na nomenclatura de ?Back-fire? para ?Pops and bangs?. Por ser um termo mais comum, vamos adotar essa nomenclatura para essa função, primeiramente no Octtane ECU Manager e na próxima atualização, faremos na ECU também.


Anti-Lag na Desaceleração


Essa foi a função mais solicitada por vocês (principalmente pela galera do Drift) e ela está disponível nessa atualização para os modelos de ECU que possuem controle de Borboleta eletrônica ou Controle de Motor de Passo (Linha S) T1S, T2S, T3SR, pois é preciso que a ECU controle a aceleração de forma independente para essa função.


O Anti-Lag na desaceleração é uma configuração que visa acionar a turbina mais rapidamente após uma desaceleração. Ele funciona injetando mais combustível e atrasando o ponto de ignição, de modo que parte do combustível seja queimada no escape. Isso mantém a pressão do turbo e a velocidade do rotor da turbina. 


Vou tentar explicar para você entender mais fácil, pensa o seguinte...


Sabe o corte de arrancada? Quando o carro está parado e você segura o two-step e acelera? Aí o carro vai acelerar, então chega até uma rotação e ele vai começar a cortar a ignição e carregar a turbina. Certo?


O Anti-Lag na desaceleração vai fazer a mesma coisa, porém, quando você parar de acelerar! Com o carro andando, a hora que você tira o pé, a ECU Octtane vai fazer isso tudo automaticamente,  de forma inteligente.


Tirou o pé, já entra um corte de arrancada para não cair a pressão da turbina e aí ela continua carregada. A hora que você trocar a marcha, ela ainda está cheia, aí você já tira o pé e o carro já está com potência alta e curta! Animal e Divertido.


O maior uso desse recurso é no drift, mas fui usar para testar aqui e ficou tão animal que deixei ligado direto kkk,  tipo, você vai fazer uma troca de marcha, ele dá estouro, fora as patadas que dá.. Atualiza a sua ECU e começa a usar essa função. Se puder postar um vídeo me falando o que você achou, eu vou curtir saber? Pra mim, ficou muito divertido.


Para Configurar:


ON/OFF: Chave liga/desliga para a função. 



Tempo de Filtro: 0,100s é o tempo para acionar a função do Anti-Lag na desaceleração.


Esse filtro é para não entrar no momento em que você desacelerar o motor, então esse tempo irá surgir como um ?Filtro? de acionamento. 


Temporizador: 2,000s é o tempo em segundos que irá permanecer na função de Anti-Lag na desaceleração.


Ponto fixo em: 0,00° APMS é o Avanço de ignição fixo durante a função do Anti-Lag.


Enriquecimento: 7% é o percentual de correção de combustível durante a função do Anti-Lag.


RPM Mínimo: 2500 RPM é a rotação para entrar o Anti-Lag, pois você poderá configurar para ele não cortar entrando a qualquer momento com a rotação muito baixa.


TPS Mínimo: 50% é o percentual de abertura da borboleta que poderá ativar a função do Anti-Lag.


Abertura do E-TPS / PWM: 1,00% é o percentual da abertura do E-TPS ( Borboleta eletrônica caso tenha instalada e configurada ) ou atuador de marcha lenta seja PWM ou motor de passo.


Durante a função do Anti-Lag será aberto o percentual do E-TPS ou PWM.


Percentual de corte: 60% é o percentual de corte de ignição caso a rotação do motor comece a subir devido o atraso de ponto e enriquecimento de combustível e a abertura do E-TPS ou PWM.


Esse percentual de corte irá controlar para não subir a rotação.



Eixo de Temperatura por PWM Configurável, (implementado somente via software PC)


Vocês pediram e nós implementamos! Agora é possível mudar o eixo de temperatura para melhorar o acionamento da ventoinha por PWM.


Deixamos o eixo de temperatura configurável... porque antes o eixo era travado em 90°C e pra carro que trabalha quente, os 90ºC era muito baixo. Motores que trabalham originalmente a 97ºC de pico para ligar a ventoinha e desligar em 92ºC (caso da Fiat Marea) essa implementação ajudou demais, porque antes, em alguns modelos de motor, aos 90º nem era pra estar ligando a ventoinha ainda, entendeu?


Agora você consegue fixar o eixo na temperatura ideal par cada modelo de motor.


Dessa forma você pode configurar para 100º e fazer o pico nos 97º a 100% e a 92º uns 30%, aí o Manager interpola, deixando o acionamento muito bom, pois não vai dar pico e nem ficar forçando a ventoinha trabalhar fria.


Nível de combustível com coloração Dinâmica


Percebemos uma certa dificuldade em verificar o nível do combustível, pois as cores no dashboard não se diferenciavam a ponto de chamar a atenção, para que apenas, ao olhar de relance, já identificar a falta de combustível.


A Solução? Um indicador de nível de combustível com uma  barra com coloração dinâmica, do azul (tanque cheio) para vermelho (tanque vazio), de 100% para 0% respectivamente.




A algumas atualizações passadas, implementamos um filtro no nível do tanque de combustível para que o indicador de nível no dashboard não oscilasse quando o líquido balançava dentro do tanque, e ficou muito bom. Porém, o que acontece agora, é que no momento em que você liga o carro, por conta desse filtro, ficou muito lenta a progressão até ele atingir o nível real do tanque.


Para solucionar isso, eliminamos o filtro somente nos primeiros 5 segundos após ligar a ECU. agora Ficou Muito bom!


Seguimos firmes na intenção de deixar a sua Octtane cada vez mais fácil de usar.

 

Saídas auxiliar 9 e 10 na T3SR.


Para projetos que usam T3SR mas não usam para gerenciar motores 8 cilindros, liberamos as saídas que eram dedicadas para os injetores 7 e 8, para se tornarem saídas auxiliares, assim como é hoje na T2 e T2S.


Também houve Melhorias:


No avanço em rodas fônicas de poucos dentes.

No ajuste rápido do mapa 3D de ignição.

No deadtime no 3D em Percentual (%), 

Na tradução em Espanhol


Mais atualizações em breve


Aproveite para atualizar sua injeção programável e experimentar todos os novos recursos disponíveis.


E fique ligado, pois logo teremos mais atualizações gratuitas para vocês!


Boas práticas ao atualizar


Antes de finalizar, deixo aqui algumas dicas para uma atualização tranquila e segura da sua Octtane:


  1. Se for atualizar em um PC que não está ligado à tomada, verifique se ele tem energia suficiente para concluir o processo, que pode levar de 8 a 12 minutos.
  2. Confira se o cabo USB está bem conectado e em local seguro, sem risco de ser desconectado durante a atualização.


Caso precise de ajuda, não hesite em entrar em contato com o nosso suporte nesse link (Suporte Técnico)!


Tmj, Octtaners!