Descubra a nova atualização de firmware V2.61.61 da Octtane! Com Sensor Flex Fuel, controle de tração ativo, melhorias na malha fechada e mais, sua Injeção programável será mais inteligente e precisa.
E aí, Octtaners! Tranquilo? Estamos super animados em apresentar a nova atualização de firmware V2.61.61! Essa versão chega recheada de funcionalidades que vão transformar a forma como você controla seu motor, tornando tudo mais fácil e preciso.
Nova atualização disponível para modelos da Octtane:
ECU Manager 1.0.0.61
Compatibilidade com:
T1 G3, T1S G3, T2 G1, T2S G1 / T2 G2, T2S G2 / T3, T3S, T3SR.
Nós ouvimos vocês e trabalhamos duro para trazer soluções que realmente fazem a diferença. Esta atualização visa otimizar a experiência com sua Injeção programável Octtane, garantindo que seu projeto funcione no seu potencial máximo.
Com a V2.61.61, a calibração e a configuração do sensor Flex Fuel ganham um novo patamar de inteligência e automação.
Você pode escolher entre modos Desligado, Flex Fuel ou até mesmo Manual, para um controle personalizado.
Você deve informar a Frequência de leitura do sensor com 0% de ?Etanol? e a Frequência de leitura do sensor com 100% de ?Etanol?
Consulte a frequência de acordo com o sensor utilizado.
Se você não tem o sensor Flex fuel instalado, mas usa combustível com mistura de etanol e gasolina, a opção Manual permite que você informe o percentual de etanol estimado, ajustando o comportamento do motor com base em uma simples conta.
Vamos criar um exemplo básico e prático!
Vou abastecer o carro com 10 litros de Etanol e 30 litros de Gasolina.
Então teremos um volume total de 40 litros.
% De Etanol = ( V_Etanol / V_Total ) * 100
V_Etanol = Volume do etanol 10 litros
V_Total = Volume total do etanol + gasolina 40 litros.
% De Etanol = (10 / 40) * 100 = 25,00%.
Essa funcionalidade é Show! Após a configuração do sensor Flex Fuel, ao gerar um mapa novo, ou ao atualizar a ECU para versão 61.61 a ECU irá automaticamente gerar os dados do mapa de correção de combustível ( injeção ) e correção de ignição ( avanço de ignição ).
Isso significa menos preocupação com a alteração constante de mapas e mais foco no desempenho.
Lembrando que quando usamos o combustível no Brasil a Gasolina já em sua mistura um pouco de Etanol! Norma brasileira dos postos, então para calibrar o avanço de ignição:
Gasolina (E27) é a base.
Etanol (E93) precisa de 28% mais combustível e permite +10° de avanço.
Metanol (M100) precisa de 40% mais combustível e permite +15° de avanço.
Baseado em um mapa gerado na ?GASOLINA?
Correção por sensor Flex Fuel ( Combustível )
Correção por sensor Flex Fuel ( Ignição )
Após criar os pontos de correções por sensor Flex fuel, a Octtane começa a fazer a interpolação da leitura do sensor flex e faz as suas correções durante o funcionamento do motor, assim não precisando ficar alterando MAPA ou alterando valores de tempo de injeção e etc.
Você terá as informações do sensor Flex Fuel
Sensor Flex: 50 hz ( Frequência lida em tempo real do sensor )
Sensor Flex: 50% ( Percentual do Etanol baseado na configuração da frequência a ECU irá fazer uma interpolação entre a frequência em 0% e 100% )
Flex Fuel Corr: 0% ( Correção do mapa de injeção )
Flex Ign. Corr: 0° ( Correção do mapa de ignição )
Dentro da Aba de datalogger foi criado um Preset de visualização de canais com o nome ?Octtane Flex Fuel?
Selecionando essa opção teremos os canais já adicionados a partir da versão 61.61
Assim você consegue identificar o que a ECU está corrigindo, e qual é a leitura do sensor!
Entendendo a necessidade de um controle mais preciso, adicionamos dois campos cruciais para a malha fechada por Sonda:
"Início correção RPM" e "Fim da correção RPM".
Esses novos parâmetros permitem que você determine exatamente em qual faixa de rotação a malha fechada atuará. Não quer que ela atue em baixa ou em alta rotação? Agora é possível configurar isso!
Por exemplo, você pode definir para que a correção ocorra acima de 1.200 RPM e pare até 7.000 RPM.
No exemplo acima a correção irá atuar acima de 1.200 RPM e irá parar até 7.000 RPM 7.001 rpm já não tem mais correção da malha e 1.199 RPM também não terá correção!
Assim, o controle se concentra apenas onde é mais eficiente para o seu Kit Turbo ou motor aspirado.
Para quem busca o ajuste perfeito, também temos melhorias no P.I.D. Avançado.
Resultado de muitos testes em carros de rua, para obter um controle ainda mais eficaz e otimizado da malha fechada.
Nas versões anteriores, o controle de atuadores como PWM, Motor de Passo e ETPS para o ar-condicionado podia ter sua abertura limitada, não conseguindo suprir completamente a necessidade do motor.
Com a V2.61.61, isso mudou!
Agora, é possível adicionar até 100% de abertura nesses atuadores. Seu motor terá a potência necessária para compensar o funcionamento do ar-condicionado, garantindo tanto o desempenho quanto o conforto.
A função de arrancada foi simplificada e ficou ainda mais poderosa, com a adição do "Percentual de corte".
Agora, o controle de tração ativo de destracionamento oferece mais flexibilidade.
Você pode configurar o controle de tração por:
Avanço de ignição (retirando o avanço),
Pressão do Boost (adicionando ou retirando pressão) ou
Percentual de corte (fazendo um corte de ignição de 0% até 100%).
O melhor é que você não precisa usar todos os três controles. Quer usar apenas o controle por avanço de ignição? Basta zerar os outros mapas e pronto! É a Injeção Octtane se adaptando ao seu estilo.
Os valores de destracionamento, que vêm por padrão em 5%, 10%, 15% (ou 5km, 10km, 15km), podem ser editados no ECU Manager para uma performance ainda mais fina.
Já pensou em usar corpos de borboleta com acionamento mecânico e controle de lenta eletrônico? Com a V2.61.61, isso é uma realidade!
Agora, a Octtane oferece suporte para atuadores de marcha lenta com ETPS Híbrido, como os encontrados em TBI Audi A3/Golf 1.8 Aspirado (VDO 06A 133 064M).
Para usar essa funcionalidade, é necessário realizar a calibração tanto no PEDAL quanto no ETPS.
Octtaners, a atualização de firmware V2.61.61 representa mais um passo da Octtane em seu compromisso de fornecer soluções inovadoras e descomplicadas. Cada melhoria foi pensada para entregar mais precisão, controle e versatilidade ao seu projeto, seja ele um carro de rua ou de pista.
Recomendamos que você atualize sua ECU Octtane e explore todas as novas possibilidades. Tenho certeza que você vai sentir a diferença!
E fique ligado, pois logo teremos mais atualizações gratuitas para vocês!
Antes de finalizar, deixo aqui algumas dicas para uma atualização tranquila e segura da sua Octtane:
Caso precise de ajuda, não hesite em entrar em contato com o nosso suporte nesse link (Suporte Técnico)!
Tmj, Octtaners!