Descubra a nova atualização de firmware V2.61.61 da Octtane! Com Sensor Flex Fuel, controle de tração ativo, melhorias na malha fechada e mais, sua Injeção programável será mais inteligente e precisa.
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E aí, Octtaners! Tranquilo? Estamos super animados em apresentar a nova atualização de firmware V2.61.61! Essa versão chega recheada de funcionalidades que vão transformar a forma como você controla seu motor, tornando tudo mais fácil e preciso.



Compatibilidade!


Nova atualização disponível para modelos da Octtane:

ECU Manager 1.0.0.61


Compatibilidade com:

T1 G3, T1S G3, T2 G1, T2S G1 / T2 G2, T2S G2 / T3, T3S, T3SR.



O Que Acontece com a V2.61.61?


Nós ouvimos vocês e trabalhamos duro para trazer soluções que realmente fazem a diferença. Esta atualização visa otimizar a experiência com sua Injeção programável Octtane, garantindo que seu projeto funcione no seu potencial máximo.


Sensor Flex Fuel:

Com a V2.61.61, a calibração e a configuração do sensor Flex Fuel ganham um novo patamar de inteligência e automação.


Você pode escolher entre modos Desligado, Flex Fuel ou até mesmo Manual, para um controle personalizado.



Você deve informar a Frequência de leitura do sensor com 0% de ?Etanol? e a Frequência de leitura do sensor com 100% de ?Etanol?


Consulte a frequência de acordo com o sensor utilizado.



Se você não tem o sensor Flex fuel instalado, mas usa combustível com mistura de etanol e gasolina, a opção Manual permite que você informe o percentual de etanol estimado, ajustando o comportamento do motor com base em uma simples conta.



Vamos criar um exemplo básico e prático!


Vou abastecer o carro com 10 litros de Etanol e 30 litros de Gasolina.


Então teremos um volume total de 40 litros.


% De Etanol = ( V_Etanol / V_Total ) * 100


V_Etanol = Volume do etanol 10 litros


V_Total = Volume total do etanol + gasolina 40 litros.


% De Etanol = (10 / 40) * 100 = 25,00%.


Essa funcionalidade é Show! Após a configuração do sensor Flex Fuel, ao gerar um mapa novo, ou ao atualizar a ECU para versão 61.61 a ECU irá automaticamente gerar os dados do mapa de correção de combustível ( injeção ) e correção de ignição ( avanço de ignição ).


Isso significa menos preocupação com a alteração constante de mapas e mais foco no desempenho.


Lembrando que quando usamos o combustível no Brasil a Gasolina já em sua mistura um pouco de Etanol! Norma brasileira dos postos, então para calibrar o avanço de ignição:


Gasolina (E27) é a base.

Etanol (E93) precisa de 28% mais combustível e permite +10° de avanço.

Metanol (M100) precisa de 40% mais combustível e permite +15° de avanço.



Baseado em um mapa gerado na ?GASOLINA?

Correção por sensor Flex Fuel ( Combustível )



Correção por sensor Flex Fuel ( Ignição )




Após criar os pontos de correções por sensor Flex fuel, a Octtane começa a fazer a interpolação da leitura do sensor flex e faz as suas correções durante o funcionamento do motor, assim não precisando ficar alterando MAPA ou alterando valores de tempo de injeção e etc.


No Painel de Diagnóstico da ECU na aba 3/11

Você terá as informações do sensor Flex Fuel



Sensor Flex: 50 hz ( Frequência lida em tempo real do sensor )

Sensor Flex: 50% ( Percentual do Etanol baseado na configuração da frequência a ECU irá fazer uma interpolação entre a frequência em 0% e 100% )

Flex Fuel Corr: 0% ( Correção do mapa de injeção )

Flex Ign. Corr: ( Correção do mapa de ignição )


Dentro da Aba de datalogger foi criado um Preset de visualização de canais com o nome ?Octtane Flex Fuel?



Selecionando essa opção teremos os canais já adicionados a partir da versão 61.61


Assim você consegue identificar o que a ECU está corrigindo, e qual é a leitura do sensor!


Malha Fechada: Controle Fino Onde Você Precisa

Entendendo a necessidade de um controle mais preciso, adicionamos dois campos cruciais para a malha fechada por Sonda:


"Início correção RPM" e "Fim da correção RPM".



Esses novos parâmetros permitem que você determine exatamente em qual faixa de rotação a malha fechada atuará. Não quer que ela atue em baixa ou em alta rotação? Agora é possível configurar isso!


Por exemplo, você pode definir para que a correção ocorra acima de 1.200 RPM e pare até 7.000 RPM.


No exemplo acima a correção irá atuar acima de 1.200 RPM e irá parar até 7.000 RPM 7.001 rpm já não tem mais correção da malha e 1.199 RPM também não terá correção!


Assim, o controle se concentra apenas onde é mais eficiente para o seu Kit Turbo ou motor aspirado.


Para quem busca o ajuste perfeito, também temos melhorias no P.I.D. Avançado.


Resultado de muitos testes em carros de rua, para obter um controle ainda mais eficaz e otimizado da malha fechada.


Controle de Ar-Condicionado: Mais Potência e Conforto


Nas versões anteriores, o controle de atuadores como PWM, Motor de Passo e ETPS para o ar-condicionado podia ter sua abertura limitada, não conseguindo suprir completamente a necessidade do motor.


Com a V2.61.61, isso mudou!



Agora, é possível adicionar até 100% de abertura nesses atuadores. Seu motor terá a potência necessária para compensar o funcionamento do ar-condicionado, garantindo tanto o desempenho quanto o conforto.






Função de Arrancada: Controle de Tração Ativo e Simplificado


A função de arrancada foi simplificada e ficou ainda mais poderosa, com a adição do "Percentual de corte".


Agora, o controle de tração ativo de destracionamento oferece mais flexibilidade.



Você pode configurar o controle de tração por:

Avanço de ignição (retirando o avanço),

Pressão do Boost (adicionando ou retirando pressão) ou

Percentual de corte (fazendo um corte de ignição de 0% até 100%).



O melhor é que você não precisa usar todos os três controles. Quer usar apenas o controle por avanço de ignição? Basta zerar os outros mapas e pronto! É a Injeção Octtane se adaptando ao seu estilo.


Os valores de destracionamento, que vêm por padrão em 5%, 10%, 15% (ou 5km, 10km, 15km), podem ser editados no ECU Manager para uma performance ainda mais fina.



Atuador de Marcha Lenta com ETPS Híbrido: Compatibilidade Expandida


Já pensou em usar corpos de borboleta com acionamento mecânico e controle de lenta eletrônico? Com a V2.61.61, isso é uma realidade!


Agora, a Octtane oferece suporte para atuadores de marcha lenta com ETPS Híbrido, como os encontrados em TBI Audi A3/Golf 1.8 Aspirado (VDO 06A 133 064M).




Para usar essa funcionalidade, é necessário realizar a calibração tanto no PEDAL quanto no ETPS.




É isso!


Octtaners, a atualização de firmware V2.61.61 representa mais um passo da Octtane em seu compromisso de fornecer soluções inovadoras e descomplicadas. Cada melhoria foi pensada para entregar mais precisão, controle e versatilidade ao seu projeto, seja ele um carro de rua ou de pista.


Mais atualizações em breve


Recomendamos que você atualize sua ECU Octtane e explore todas as novas possibilidades. Tenho certeza que você vai sentir a diferença!


E fique ligado, pois logo teremos mais atualizações gratuitas para vocês!


Boas práticas ao atualizar


Antes de finalizar, deixo aqui algumas dicas para uma atualização tranquila e segura da sua Octtane:


  1. Se for atualizar em um PC que não está ligado à tomada, verifique se ele tem energia suficiente para concluir o processo, que pode levar de 8 a 12 minutos.
  2. Confira se o cabo USB está bem conectado e em local seguro, sem risco de ser desconectado durante a atualização.


Caso precise de ajuda, não hesite em entrar em contato com o nosso suporte nesse link (Suporte Técnico)!


Tmj, Octtaners!