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Novidades incríveis para turbinar o desempenho do seu motor


E aí, Octtaners, tranquilo? A Octtane acaba de lançar uma atualização incrível para sua injeção programável, a versão 2.56.56. Essa atualização traz diversas novidades para melhorar ainda mais o desempenho do seu motor e tornar a utilização da injeção programável ainda mais fácil e prática.


Fizemos uma live sobre essa atualização e você pode conferir aqui.




Compatibilidade e atualização

Antes de atualizar a sua ECU, não se esqueça de atualizar o Octtane ECU Manager para a versão 1.0.0.56, disponível na área de Downloads. É importante lembrar que você precisa atualizar tanto o Software PC quanto o firmware da ECU.



Novidades da atualização


1. Comunicação via rede CAN com o Dashboard da GHOST


Agora a Octtane compartilha todas as informações com o super painel externo da Ghost Dashboard via protocolo CAN.



Se você ainda não conhece esse dashboard, vale a pena dar uma olhada no Instagram deles: https://www.instagram.com/ghost.dashboard/


E se você já tem um painel desses e uma Octtane, já vai conseguir usar os dois em conjunto! Você pode acessar essa função em:


Menu -> Configurações adicionais -> Painel Externo 



2. Correção por tensão de bateria na bancada "B"

Cada injetor tem sua eficiência e o seu dead time, que é baseado na tensão da bateria. Dependendo da tensão, o bico abre de forma diferente. Essa correção é necessária para fazer uma tabela de correção através do dead time, sendo tão importante quanto a bancada A. Se você estiver usando a bancada A e a bancada B com injetores diferentes e tabelas de dead times diferentes, é crucial informar essa tabela corretamente para a Octtane fazer a correção.


Menu -> Mapas de injeção -> Correção por tensão de bateria


3. LEDs do shift light para os modelos T2 G2, T2S G2 e T3SR

Agora você pode desabilitar o shift light da tela e deixar somente a barra de LEDs, o que vai auxiliar a visualizar toda a telemetria no dashboard.


Menu -> Configurações adicionais -> Shift alert (Painel de instrumentos)


4. Eletroventilador Principal e Eletroventilador Auxiliar por PWM


Além do controle ON/OFF agora termos o controle por PWM.


Menu -> Configurações adicionais -> Eletroventiladores

Opções de uso: ON/OFF ou PWM.

Se seu eletroventilador não for compatível com o PWM, é necessário o uso de um relé de estado sólido, modelo Hella ou Miliatti. Dessa forma, você consegue um controle de velocidade gradativo do eletroventilador.



5. Corte de arrancada

Com o recurso do controle de booster através da válvula PWM que veio na última atualização, foi necessário alterar alguns controles. Dentro do corte de arrancada, temos o alvo de pressão, que é baseado no controle de booster. A novidade nessa versão é a adição do percentual de Boost, ou seja, você pode colocar um percentual do PWM para o uso da válvula de 3 vias.


Menu -> Arrancada -> Corte de arrancada 


Dentro do controle de arrancada, retiramos a configuração "Intensidade do corte:", pois essa função estava atuando diretamente na rotação e nos tipos de corte. Para essa nova atualização, adicionamos a função percentual do corte, permitindo trabalhar com 0% de corte (nenhum tipo de corte) até 100% de corte de ignição. Lembrando que a atuação do percentual do corte é através do corte de ignição. Então se você colou 100% de corte, durante o ciclo ele vai ficar com 100% de corte, se colocar 50% de corte, então digamos que ele tenha 4 centelhas ele terá apenas duas que representa 50% de corte.


Outra novidade é a Flutuação, antes era uma valor fixo dentro da injeção, agora nós adicionamos essa flutuação para você controlar melhor a rotação de largada. Então se você colocar um percentual de corte muito baixo e essa flutuação vai entrar em ação fazendo que o controle atue 100%.


Exemplo: Digamos que eu tenha um percentual de corte de 50% e a minha rotação está em 4000rpm , quando eu acionar o modo twostep e o carro começar a carregar se o motor tiver bastante força ele vai querer passar do alvo de 4000rpm, pois o motor tem muita força. Se eu colocar essa flutuação de 200rpm quer dizer que de 4000rpm que está no alvo eu dou uma tolerância para  a injeção passar 200rpm que é o ponto de flutuação se o motor querer passar da flutuação ai então a Octtane atua com o corte ? muito cuidado em usar um corte de largada muito baixo e uma flutuação muito alta.


6. Modo burnout


O mesmo do controle de largada foi aplicado para o modo burnout, então você consegue colocar o percentual do Boost através da válvula de 3 vias por PWM. A pressão fixa também agora é aplicada quando você seleciona o modo de controle de pressão booster eletrônico por válvula de 3 vias, permitindo colocar um valor fixo para testes.


Menu -> Arrancada -> Modo burnout

Adicionado: Percentagem de Boost - Valor em percentual de Boost quando utilizar o booster controller por válvula de 3 vias. (Caso seja boost por 2 solenoides ou injetores, passa a ser pressão alvo do boost.)


Os controles acima de nível de corte e flutuação seguirão a regra do controle de arrancada do menu acima.


7. Controle de largada Passivo e Ativo

No controle passivo, adicionamos o percentual de corte por tempo.



No controle Ativo, adicionamos o controle de booster por percentual PWM. Temos agora 3 níveis de destracionamento.


No nível 1, posso colocar um valor de 10% de destracionamento, uma correção no ponto de ignição de -4º de avanço e ainda consigo tirar um pouco do PWM da válvula que você está usando como controle de booster.


8. Shift gear

Adicionado: Percentual do corte (0% a 100%) e Tipo de Corte (Ignição / Ignição + Injeção).

Percentual de trocas de marchas.


9. Novo ícone de "Bateria" no dash principal

Agora o ícone de bateria indica, através da cor, o estado da tensão da bateria:

- Bateria abaixo de 12,5V: ícone vermelho (Tensão Baixa)

- Bateria entre 12,5V e 15V: ícone verde (Tensão OK)

- Bateria acima de 15V: ícone laranja (Tensão muito alta)


10. Opção de milhas por hora

Hoje a Octtane já exporta para mais de 10 países e, nessa atualização, trouxemos uma novidade exclusiva para eles. Agora você pode optar por alternar de Km/h para milhas/h.


11. Calibração do ponto de Ignição

Vocês reclamavam devido ao nosso controle de calibração travar o ponto em 20º, não possibilitando a alteração do ponto durante a validação da correção do ponto de ignição, que é para avaliarmos qual é o dente de sincronismo que está na roda fônica e se ele está compatível com o mesmo grau de ignição. Agora, adicionamos junto à tela de calibração de ignição uma opção onde você consegue informar qual o ponto fixo que você quer calibrar. O padrão de ponto fixo é 20º, porém agora você pode mudar esse valor. Exemplo: se o seu carro não tem marcação de 20º, você pode escolher 0º. Informe para a injeção que o novo ponto fixo é 0º, coloque a pistola de ponto para 0º e aponte para conferir.


Mais atualizações em breve

Essa atualização da injeção programável da Octtane traz diversas melhorias importantes para o desempenho do seu motor e para a utilização da tecnologia de forma ainda mais prática e eficiente. Aproveite para atualizar sua injeção programável e experimentar todos os novos recursos disponíveis. E fique ligado, pois logo teremos mais atualizações gratuitas para vocês!


[Área de Downloads]


Boas práticas ao atualizar

Antes de finalizar, deixo aqui algumas dicas para uma atualização tranquila e segura da sua Octtane:


  1. Se for atualizar em um PC que não está ligado à tomada, verifique se ele tem energia suficiente para concluir o processo, que pode levar de 8 a 12 minutos.
  2. Confira se o cabo USB está bem conectado e em local seguro, sem risco de ser desconectado durante a atualização.


Caso precise de ajuda, não hesite em entrar em contato com o nosso suporte!


Perguntas frequentes

Para facilitar ainda mais a sua experiência com a atualização, separamos algumas perguntas frequentes que podem surgir durante o processo:


1. É necessário atualizar tanto o Octtane ECU Manager quanto o firmware da ECU?

Sim, é importante atualizar ambos para garantir a compatibilidade e o funcionamento adequado de todas as novas funções.


2. Posso utilizar o controle de eletro ventilador por PWM mesmo se o meu eletro ventilador não for compatível?

Não. Caso seu eletro ventilador não seja compatível com o PWM, é necessário o uso de um relé de estado sólido, modelo Hella ou Miliatti, para conseguir um controle de velocidade gradativo.


3. O que devo fazer se meu carro não tiver a marcação de 20º para a calibração do ponto de ignição?

Nesse caso, você pode escolher outro valor de referência, como 0º, e informar para a injeção que o novo ponto fixo é 0º. Em seguida, coloque a pistola de ponto para 0º e aponte para conferir.


Tmj, Octtaners! Estamos ansiosos para saber o que você achou dessa atualização.


Compartilhe sua experiência conosco e com outros Octtaners nos comentários abaixo. Juntos, vamos continuar elevando a performance dos nossos motores!