Vamos falar sobre um sensor muito importante que integra os itens essenciais elétricos do seu projeto. Seu nome parece complicado, mas ela vem pra facilitar sua vida… Se você quiser se tornar um expert você precisa conhecê-lo. Confere aí a matéria que fizemos pra você!
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Vamos falar de mistura ar combustível...
A Sonda Lambda, a grosso modo, é um sensor utilizado para verificar a mistura ar combustível no escape do motor.
No detalhe, a sonda lambda mede os íons de oxigênio por propriedade do dióxido de zircônio na célula Nernst , quando o íon de oxigênio atravessa a célula Nernst gera uma diferença de potencial entre os dois eletrodos da sonda que gera uma tensão analógica. (ai a necessidade do condicionador de sonda banda larga, para converter esse sinal analógico em sinal digital para o módulo de injeção entender a leitura).
O sensor faz a medição dos gases para assim você conseguir a mistura ideal entre o combustível e o oxigênio. Sua localização no coletor do escape do motor, onde é muito quente, é estratégica: ela necessita coletar os gases ainda quentes, porque somente assim ela funciona corretamente.
A lambda (λ) nada mais é que uma representação do volume de ar na mistura combustível e ar. Por isso é dado este nome.
Como funciona dentro da Injeção Octtane (ECU)?
A ECU possui uma entrada para sinal de sonda lambda do tipo banda estreita (Narrow Band) ou proveniente de um condicionador de sonda banda larga (Wide Band), possibilitando fazer correções nos tempos de injeção para se atingir o valor de sonda programado.
A Wide Band, como a W4, possui comunicação CAN (explicaremos abaixo o que é a rede CAN) em conjunto com as injeções programáveis Octtane, o que permite o endereçamento de cilindros quando se usa mais de um condicionador.
Por exemplo, pode-se usar cinco W4 em um motor de 4 cilindros, um em cada cilindro mais um principal, ou seja, você usa uma W4 para cada sonda.
Outro exemplo: em motores em V, se costuma colocar duas sondas, uma em cada conjunto de saída de escape. Você consegue endereçar a wide band e indicar a qual sonda cada W4 se refere.
O que é a Rede CAN na Octtane?
Rede CAN é um protocolo rápido e seguro para a comunicação entre os equipamentos Octtane.
É a Rede CAN que proporciona trocas de informações entre os dispositivos (Wideband, Injeção Programável…) que estiverem em seu barramento de dois fios, podendo ligar até 20 dispositivos simultaneamente em cada ECU, no caso das Injeções Octtane.
Com Rede CAN, você consegue usar o recurso de controle de luminosidade inteligente do display, que passa a funcionar na ECU e na W4 simultaneamente.
Temos também uma opção mais barata da W4, que é o modelo Sem rede CAN. Esse modelo foi pensado para projetos que não vão usar a wideband em conjunto com uma Injeção programável como é caso dos carburados.
A opção sem rede CAN também é útil quando é usada em conjunto com uma ECU programável que não é da Marca Octtane. Nesta situação ela vai se comunicar pela saída analógica de 5 volts.
Você também consegue usar a W4 Sem CAN (mais barata) nas ECUs Octtane, porém você vai peder uma entrada e não poderá contar com o controle de brilho inteligente do display.
Banda Larga ou Banda Estreita?
A Sonda Banda Larga consegue marcar a mistura mais rica e a mais pobre, tendo uma faixa maior e possibilitando um melhor acerto do motor.
Agora a estreita consegue marcar somente dentro da região ideal, sendo mais indicada para carro original.
Caso você tenha um projeto turbo (sobrealimentado), é imprescindível a Sonda Banda Larga, para que ela consiga trabalhar com a mistura mais gorda e medir com mais propriedade.
Sonda LSU 4.2 x LSU 4.9
A diferença entre elas começa pela compatibilidade de combustíveis. A LSU 4.2 é compatível com Gasolina – é claro que existem por aí muitas 4.2 sendo usadas no álcool, metanol, nitrometano, etc, mas a vida útil fica menor.
Ela passa pela resolução de 10 pontos (0,7 a ∞).
Já a LSU 4.9 tem uma tecnologia um pouco mais nova, aquece mais rápido e é compatível com a gasolina, E85 (etanol) e Diesel.
Passa pela resolução de 25 pontos (0,65 a ∞).
Mas a principal diferença entre elas fica por conta da célula de Nernst. A 4.2 possui uma lâmina para ar de referência, enquanto a 4.9 utiliza uma tensão de referência.
Na Wide band W4, também existe diferença para cada tipo de sonda banda larga, no momento da compra você vai precisar escolher se será para sonda LSU4.2 ou LSU4.9, pois muda o conector do chicote e a calibração interna da W4.
Qual melhor opção então...
Tanto uma quanto a outra fazem o seu papel, que é ler o oxigenio presente nos gases.
Se ainda nào comprou a sonda, acho interessante investir no modelo LSU4.9 pois é compatível com mais tipos de combustíveis e aquece mais rápido. Temos um kit de Sonda + W4 que você pode encontrar aqui nesse link.
Agora, caso já tenha uma sonda LSU4.2, acredito que não seja interessante troca-la, basta aquirir a W4 escolhendo o modelo compatível com essa sonda.
Espero ter ajudado!