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A Sonda Lambda, a grosso modo, é um sensor utilizado para verificar a mistura ar combustível no escape do motor.
No detalhe, a sonda lambda mede os íons de oxigênio por propriedade do dióxido de zircônio na célula Nernst , quando o íon de oxigênio atravessa a célula Nernst gera uma diferença de potencial entre os dois eletrodos da sonda que gera uma tensão analógica. (ai a necessidade do condicionador de sonda banda larga, para converter esse sinal analógico em sinal digital para o módulo de injeção entender a leitura).
O sensor faz a medição dos gases para assim você conseguir a mistura ideal entre o combustível e o oxigênio. Sua localização no coletor do escape do motor, onde é muito quente, é estratégica: ela necessita coletar os gases ainda quentes, porque somente assim ela funciona corretamente.
A ECU possui uma entrada para sinal de sonda lambda do tipo banda estreita (Narrow Band) ou proveniente de um condicionador de sonda banda larga (Wide Band), possibilitando fazer correções nos tempos de injeção para se atingir o valor de sonda programado.
A Wide Band, como a W4, possui comunicação CAN (explicaremos abaixo o que é a rede CAN) em conjunto com as injeções programáveis Octtane, o que permite o endereçamento de cilindros quando se usa mais de um condicionador.
Por exemplo, pode-se usar cinco W4 em um motor de 4 cilindros, um em cada cilindro mais um principal, ou seja, você usa uma W4 para cada sonda.
Rede CAN é um protocolo rápido e seguro para a comunicação entre os equipamentos Octtane.
É a Rede CAN que proporciona trocas de informações entre os dispositivos (Wideband, Injeção Programável?) que estiverem em seu barramento de dois fios, podendo ligar até 20 dispositivos simultaneamente em cada ECU, no caso das Injeções Octtane.
Com Rede CAN, você consegue usar o recurso de controle de luminosidade inteligente do display, que passa a funcionar na ECU e na W4 simultaneamente.
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Temos também uma opção mais barata da W4, que é o modelo Sem rede CAN. Esse modelo foi pensado para projetos que não vão usar a wideband em conjunto com uma Injeção programável como é caso dos carburados.
A opção sem rede CAN também é útil quando é usada em conjunto com uma ECU programável que não é da Marca Octtane. Nesta situação ela vai se comunicar pela saída analógica de 5 volts.
A Sonda Banda Larga consegue marcar a mistura mais rica e a mais pobre, tendo uma faixa maior e possibilitando um melhor acerto do motor.
Agora a estreita consegue marcar somente dentro da região ideal, sendo mais indicada para carro original.
A diferença entre elas começa pela compatibilidade de combustíveis. A LSU 4.2 é compatível com Gasolina ? é claro que existem por aí muitas 4.2 sendo usadas no álcool, metanol, nitrometano, etc, mas a vida útil fica menor.
Ela passa pela resolução de 10 pontos (0,7 a ?).
Já a LSU 4.9 tem uma tecnologia um pouco mais nova, aquece mais rápido e é compatível com a gasolina, E85 (etanol) e Diesel.
Passa pela resolução de 25 pontos (0,65 a ?).
Mas a principal diferença entre elas fica por conta da célula de Nernst. A 4.2 possui uma lâmina para ar de referência, enquanto a 4.9 utiliza uma tensão de referência.
Tanto uma quanto a outra fazem o seu papel, que é ler o oxigenio presente nos gases.
Se ainda nào comprou a sonda, acho interessante investir no modelo LSU4.9 pois é compatível com mais tipos de combustíveis e aquece mais rápido. Temos um kit de Sonda + W4 que você pode encontrar aqui nesse link.
Agora, caso já tenha uma sonda LSU4.2, acredito que não seja interessante troca-la, basta aquirir a W4 escolhendo o modelo compatível com essa sonda.
Espero ter ajudado!