E aí, Octtaners, tranquilo? Se você é apaixonado por carros assim como a gente, vai se encantar com a história desse Fusca do Jeferson, de Adamantina, interior de São Paulo. Prepare-se para conhecer o projeto Romeu e Julieta e descobrir como a Injeção Programável Octtane revolucionou o desempenho desse clássico.
A saga desse Fusca começou com o Marcelo, de Araçatuba, que dedicou muito tempo e esforço na transformação do projeto. Confira algumas fotos desse processo:







Nesse estágio, o Fusca foi vendido para o Jeferson, fotógrafo por profissão e apaixonado por esses carros clássicos. Isso explica as fotos incríveis que ele tirou do projeto finalizado, que você verá mais adiante.
No entanto, o Fusca veio com a injeção problemática da Kombi, que causava constantes mortes do motor. Apesar da beleza do projeto, que fazia sucesso por onde passava, esses problemas e limitações da injeção original levaram o Jeferson a buscar uma solução.
Inicialmente, Jeferson investiu tempo e dinheiro tentando diagnosticar a origem do problema, trocando sensores e atuadores, mas sem sucesso. Foi então que ele começou a pesquisar sobre as vantagens de uma injeção programável e entendeu que seria o caminho para melhorar o funcionamento do motor.
Embora quisesse apenas uma injeção simples, com poucos recursos, Jeferson encontrou na Octtane T2 G2 o melhor custo-benefício para o seu projeto.
A instalação da Octtane T2 G2 foi realizada pelo André, da A1 Automecânica de Adamantina/SP. Para esse projeto, foram instalados uma roda fônica, visando uma ignição mais precisa, e uma bobina dupla do Corsa.
Além de solucionar os problemas de desempenho, a troca da injeção da Kombi pela Octtane também proporcionou a oportunidade de refazer toda a parte elétrica antiga, tornando o sistema mais seguro e deixando o cofre mais clean, o que contribuiu ainda mais para a beleza do projeto.
Confira neste vídeo como ficou a lenta do Fusca já com a Octtane instalada:
Com a Injeção Programável Octtane T2 G2, muitas possibilidades de upgrades se abriram para o Fusca Romeu e Julieta, sem a necessidade de mexer na injeção futuramente.
Jeferson já planeja instalar ar-condicionado, e as correções no tempo de injeção da Octtane serão essenciais para isso. Outra modificação futura será a instalação de um comando de alta graduação, que poderá ser facilmente controlado com um mapa de lenta por TPS, recurso dedicado na Octtane para controle de lenta quando se usa um comandão.
E, claro, turbinar é um desejo cada vez mais forte nos planos do Jeferson para esse Fusca incrível, que foi carinhosamente apelidado de Romeu e Julieta por se parecer com o doce de goiabada com queijo.

Olha só como ficou esse projeto e imagine a sensação de ter um carro assim:







Hoje, a satisfação de não passar nervoso com o carro afogando, saber o que está acontecendo com o motor (pois todas as informações estão na tela principal da Octtane), metrificar a evolução do projeto, dar a primeira partida sem sofrimento e possibilitar planos de upgrade sabendo que a ECU vai dar conta... Tudo isso faz valer a pena o investimento.
Mesmo rodando pouco com o carro, por conta da correria do dia a dia, o Jeferson sente o peito encher de orgulho com um carro de funcionamento suave e que chama a atenção por onde passa.
Uma Octtane também pode ser a solução para o seu projeto. Se você tem alguma dúvida sobre como nossos produtos podem ajudá-lo a ter sucesso com o seu carro, clique aqui para conhecer mais sobre nossas injeções programáveis.
Tmj, Octtaners!